quarta-feira, 17 de julho de 2013

Entrevista com Eduardo Beherit, produtor do festival "Brazilian Ritual" (parte 1)

Nesses mais de vinte anos que venho frequentando shows de metal, já vi muita bagunça acontecer. Seja provocada por incompetência, desonestidade ou uma mistura explosiva das duas coisas, a origem das confusões, normalmente, pode ser traçada até uma má produção do evento.
Já vi um show ser cancelado, com a banda pronta para entrar no palco, porque o bilheteiro deixou um monte de gente entrar na casa pagando uma fração do ingresso. Vi uma banda headliner prensar o produtor num canto, minutos antes do seu show, a exigir o pagamento do cachê, sob a ameaça de não tocar. Já vi uma que cumpriu essa promessa e simplesmente picou a mula. Vi um produtor dar no pé com o dinheiro da bilheteria e deixar o público na mão na porta da casa de show. Vi gente vendendo ingresso clandestinamente fora da bilheteria, porque, lá dentro, um oficial de justiça cumpria ordem judicial de penhorar toda a renda do evento.
O público, quase sempre com acerto, põe a culpa na conta exclusiva da produção. Mas há também outro lado nessa história. O lado dos produtores que, muitas vezes até perdendo dinheiro, assumem a promoção de shows simplesmente porque são fãs das bandas ou porque são comprometidos com a cena. Um dos candidatos a entrar nessa última categoria é o produtor do “Brazilian Ritual”, o batalhador Eduardo Beherit. Sua iniciativa absolutamente inédita trouxe para o Brasil bandas líderes do cenário death/black metal mundial que nunca antes haviam tocado por aqui, como o finlandês Archgoat e o americano Black Witchery. E a promessa é de que a coisa não vai ficar por aí. Já para a próxima edição do festival, anuncia-se a presença do devastador Revenge e da lenda do war black metal Blasphemy, ambas do Canadá. Em uma rápida entrevista concedida pouco antes do início dos shows, Eduardo nos contou, entre outras coisas, o que o motiva a produzir o evento e o que pretende alcançar com ele. Confiram!

Caçador da Noite e Eduardo Beherit

3 comentários:

  1. Hei, Caçador, você estava naquele show do Morbid Angel que iria acontecer em Brasília há 20 anos atrás? Tudo o que vc descreveu ocorreu naquela vez... o show acabou não rolando... Faltou um Eduardo para fazer a coisa funcionar. Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Eu estava lá também, Gabriel. Salvo engano, eles tinham acabado de lançar o Blessed are the Sick. Foi muito frustrante, uma decepção...Fábio Lignelli

    ResponderExcluir